Pesquisar

Primeiro e único site de uma nutricionista brasileira que vive em Portugal. O Nutrição Global, agora NutriçãoGlobalOm está no ar desde o ano de 2007.
Seja bem vindo(a)! Welcome!

Sobre

Olá!
Sou Silvelita Metelo, mais conhecida como Sil Metelo, brasileira/baiana/portuguesa. Vivo em Portugal desde 2006.
Tenho formação académica em Ciências da Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com especialização em nutrição clínica pela Escola de Nutrição da UFBa (ENUFBa-Brasil), e, Equivalência ao grau de Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto - (FCNAUP).
Sou adepta do quanto mais natural melhor, e concluir o 
Curso de Plantas em Fitoterapia pela Sociedade Portuguesa de Fitoquímicos e Fitoterapia online
Em Portugal apresentei projectos de atendimento de nutrição em saúde pública nas juntas de freguesias do Concelho de Salvaterra de Magos - a presidente da Câmara em exercício no ano de 2008.
Atuei em nutrição clínica em espaços de saúde e bem-estar, ervanária e clínicas privadas. 
Exerci a profissão como nutricionista do Centro de Bem-estar Social de Marinhais, de 2011 à 2013, onde desenvolvi as funções de: atendimento em nutrição clínica, preparação de ementas saudáveis para a creche e centro de dia, segurança e higiene alimentar, palestras nas escolas do 1º e 2º ciclos,  organizadora e oradora no workshop sobre "Alimentação na Terceira idade" para directores e colaboradores de centros de dia do Concelho de Salvaterra de Magos, realização de resenhas sobre temas ligados a nutrição/saúde na rádio local da freguesia de Marinhais. 
Realizei atendimentos em nutrição clínica no ano de 2015, no espaço Saúde à Esquina em Marinhais.
Como empreendedora criei em 2007 e administro o site Nutrição Global, atualizado para NutriçãoGlobalOm, em 2018, tem como principal objetivo transmitir ao público conhecimentos, de carácter, exclusivamente, educativo, na área de nutrição e saúde, incluindo informações e orientações sobre alimentação saudável, perda de peso, saúde etc...Que colaborem para o desenvolvimento de uma consciência alimentar no mundo.
Ao chegar a Portugal, em 2005, ainda sem a equivalência, comecei a desenvolver meus talentos nas artes manuais e criei o blog Sm, onde existem diversos trabalhos e criações manuais minhas, hoje, já não produzo tanto como antes, mas sempre que possível volto as minhas artes e costurices.   
Como amo, também, de paixão a pastelaria comecei a dedicar-me de forma autodidacta a elaboração do projecto, "Amor em Forma de Sabor" - Biscoitos artesanais, que já conta com uma página no facebook e um blog.
No Brasil atuei na área de nutrição clínica, prestando atendimento nutricional, a nível de ambulatório público e privado, as pessoas de todas as idades, saudáveis ou portadoras de patologias, dentre elas, doenças crónicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, hipertensão), além de experiência em restauração, palestras e docência em escolas do 1º e 2º ciclos.
Algo breve sobre meu caminho espiritual
Aprendi com alguns caminhos feito na minha vida, que eu não sou isso ou aquilo, ou seja, eu não sou aquilo que tenho (conhecimento e coisas materiais), eu só estou com isso ou aquilo, por um tempo ou pelo tempo suficiente que a espiritualidade julgar necessário, para que eu possa conhecer, experimentar, tomar consciência e evoluir neste lindo Planeta Terra.
Nesse meu percurso conheci e tenho conhecido diversas ferramentas de auto conhecimento, cura e despertar pessoal, entre elas o Ho´oponopono, uma técnica havaiana de libertação de memórias e padrões negativos de nossa mente, que muito tem me ajudado a ser cada vez mais uma pessoa melhor para mim mesma, para as pessoas e para o mundo. Por isso, transcrevo a petição "Eu sou o eu" da criadora dessa oração ou instrumento de libertação pessoal.

PETIÇÃO "EU" SOU O "EU" - Morrnah Simeona (ho'oponopono)
“Eu” Sou o “Eu”
“Eu” venho do vazio à luz,
“Eu” sou o sopro que nutre a vida,
“Eu” sou aquele vazio, o oco além de todas as consciências,
o “Eu”, o Id, o Todo.
“Eu” reteso meu arco dos arco-íris atravessando as águas,
O continuum de mentes com matéria.
“Eu” sou a inspiração e a expiração do sopro, A invisível, intocável brisa, O indefinível átomo da criação.
“Eu” sou o “Eu”.
Muito amor e muita luz
Gratidão pela sua visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário