Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web. clique na imagem
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Sobre

Olá!
Sou Silvelita Metelo, mais conhecida como Sil Metelo, brasileira/baiana/portuguesa. Vivo em Portugal desde 2005.

Tenho formação académica em Ciências da Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com especialização em nutrição clínica pela Escola de Nutrição da UFBa (ENUFBa-Brasil), e, Equivalência ao grau de Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Portugal - (FCNAUP).

Sou adepta do quanto mais natural melhor, e concluir o 
Curso de Plantas em Fitoterapia pela Sociedade Portuguesa de Fito químicos e Fitoterapia online em 2015.


Em Portugal apresentei projetos de atendimento de nutrição em saúde pública nas juntas de freguesias do Concelho de Salvaterra de Magos - a presidente da Câmara em exercício no ano de 2008.
Atuei em nutrição clínica em espaços de saúde e bem-estar, ervanária e clínicas privadas. 

Exerci a profissão como nutricionista do Centro de Bem-estar Social de Marinhais, de 2011 à 2013, onde desenvolvi as funções de: atendimento em nutrição clínica, preparação de ementas saudáveis para a creche e centro de dia, segurança e higiene alimentar, palestras nas escolas do 1º e 2º ciclos,  organizadora e oradora no workshop sobre "Alimentação na Terceira idade" para diretores e colaboradores de centros de dia do Concelho de Salvaterra de Magos, realização de resenhas sobre temas ligados a nutrição/saúde na rádio local da freguesia de Marinhais. 

Realizei atendimentos em nutrição clínica no ano de 2015, no espaço Saúde à Esquina em Marinhais.


Como empreendedora criei em 2007 e administro o blog Nutrição Global, atualizado, em 2018, para NutriçãoGlobalOm, tem como principal objetivo transmitir ao público conhecimentos, de carácter, exclusivamente, educativo, na área de nutrição e saúde, incluindo informações e orientações sobre alimentação saudável, perda de peso, saúde etc... Que colaborem para o desenvolvimento de uma consciência alimentar no mundo.


Ao chegar a Portugal, em 2005, ainda sem a equivalência, comecei a desenvolver meus talentos nas artes manuais e criei a SM Artes, onde existem diversos trabalhos, criações manuais diversas e algumas de minha autoria.   

Como, também, amo a arte da pastelaria comecei a dedicar-me de forma autodidata a elaboração do projeto, Amor em Forma de Sabor- Biscoitos artesanais, que já conta com uma página no facebook e um blog.

Trabalho, atualmente, como produtora de conteúdos nas áreas de nutrição, manualidades, pastelaria e espiritualidade, partilhando informações diversas e criações minhas nessas respectivas áreas.


No Brasil atuei na área de nutrição clínica, prestando atendimento nutricional, a nível de ambulatório público e privado, as pessoas de todas as idades, saudáveis ou portadoras de patologias, dentre elas, doenças crónicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, hipertensão), além de experiência em restauração, palestras e docência em escolas do 1º e 2º ciclos.

Algo breve sobre meu caminho espiritual

Aprendi com alguns caminhos feito na minha vida, que eu não sou isso ou aquilo, ou seja, eu não sou aquilo que tenho (conhecimento e coisas materiais), eu só estou com isso ou aquilo, por um tempo ou pelo tempo suficiente que a espiritualidade julgar necessário, para que eu possa conhecer, experimentar, tomar consciência e evoluir neste lindo Planeta Terra.

Nesse meu percurso conheci e tenho conhecido diversas ferramentas de auto conhecimento, cura e despertar pessoal, entre elas o Ho´oponopono, uma técnica havaiana de libertação de memórias e padrões negativos de nossa mente, que muito tem me ajudado a ser, cada vez mais, uma pessoa melhor para mim mesma, para as pessoas e para o planeta Terra, a amada Mãe Gaia. Por isso, transcrevo a petição "Eu sou o eu" da criadora Morrnah Simeona, dessa oração ou instrumento de libertação pessoal.

PETIÇÃO "EU" SOU O "EU" - Morrnah Simeona (ho'oponopono)

“Eu” Sou o “Eu”
“Eu” venho do vazio à luz,
“Eu” sou o sopro que nutre a vida,
“Eu” sou aquele vazio, o oco além de todas as consciências,
o “Eu”, o Id, o Todo.
“Eu” reteso meu arco dos arco-íris atravessando as águas,
O continuum de mentes com matéria.
“Eu” sou a inspiração e a expiração do sopro, A invisível e intocável brisa, O indefinível átomo da criação.
“Eu” sou o “Eu”.

Se gostar dos conteúdos dos meus blogs, divulgue-os  e acompanhe-os, também,
 nas redes sociais.

Muita saúde, amor e luz

Gratidão pela sua visita!

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Sal Gourmet de Lavanda