Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web

Guia prático para o exercício da nutrição em Portugal, acesso gratuito na Web
Este guia pratico, se encontra disponível na Web, para consultar, baixar e imprimir, mas não para ser reproduzido sem a prévia, autorização da autora.

Mais conhecimento de si mesmo, mais consciência, mais objetivos atingidos - Boas entradas em 2024

Imagem
  O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.  Wikipédia
Observe que existem alguns links de afiliados, o que significa que receberei uma pequena comissão se você clicar e fizer uma compra, sem nenhum custo extra para você. Isso ajudará a apoiar meu blog e a criar novos conteúdos!

Cardamomo, você conhece?

Você já provou a especiaria cardamomo?
Ainda pouco utilizada em nossos pratos, o cardamomo é uma especiaria, tradicionalmente, da culinária e medicina tradicional asiática. Pertencente à mesma família do gengibre, a semente desta planta, de folhas grandes e flores brancas, já era mascada pelos egípicios na antiguidade, para refrescar o hálito e limpar os dentes.
Posteriormente, as diversas propriedades medicinais do cardamomo foram descobertas e ele passou a fazer parte dos produtos naturais que aliviam e combatem diversas condições de saúde.
Propriedades e benefícios
O cardamomo contém, principalmente, hidratos de carbono e fibras alimentares, além de gorduras e minerais, como o sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, vitaminas A, B e C.
Dentre as ações desta especiaria estão o seu efeito diurético, expectorante, laxante, antisséptico e descongestionante.
Alguns benefícios proporcionados pelo cardamomo:
Colabora na boa digestão
O cardamomo auxilia na produção de saliva e na desintegração adequada das partículas de alimento. As fibras alimentares presentes na especiaria auxiliam nos movimentos regulares do intestino e evitam a obstipação (prisão de ventre). Além disto, este alimento saudável também contém vários óleos voláteis, que ajudam na prevenção de gases e inchaço.
O cineol, um tipo de óleo presente no cardamomo, pode curar úlceras estomacais. Na medicina chinesa tradicional, esta especiaria é usada no combate a problemas no aparelho digestivo, como dores, vômitos, indigestão e enjoos. Além de propriedades relaxantes, que aliviam dores causadas pela gastrite, as sementes contêm substâncias que matam a bactéria H. Pylori, relacionada à úlcera.
Auxilia a higiene oral
As sementes de cardamomo podem ser mastigadas para evitar a halitose. Esta especiaria também pode auxiliar na prevenção da dor de dente. O seu óleo pode ser usado para manter as gengivas e dentes saudáveis.
Saúde para a pele
Fonte de várias vitaminas, substâncias antioxidantes e óleos voláteis, o cardamomo pode auxiliar no combate à ação dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células e o aparecimento de rugas.
A vitamina C presente no alimento ajuda a manter a pele saudável e macia. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo da especiaria também pode reduzir as manchas e acne. Já as propriedades antibacterianas do cardamomo podem prevenir alergias da pele.
Benéfico para os cabelos
Devido à presença de óleos voláteis, o cardamomo nutre o couro cabeludo, mantendo-o hidratado e ajudando na remoção da caspa, além de tornar os fios mais brilhantes e fortalecer as raízes do cabelo.
Ajuda na perda de peso
Devido às fibras presentes no alimento, o cardamomo pode aumentar a sensação de saciedade, evitando a ingestão de calorias extras o que auxilia no processo de emagrecimento.
Melhora problemas no sistema respiratório
Devido ao seu poder descongestionante, o cardamomo é um bom complemento no tratamento de resfriados, gripes e outros incómodos no sistema respiratório, pois facilita a excreção do muco.
Como consumir?
Para incluir o cardamomo no dia a dia, a melhor opção é comprá-lo, em lojas de especiarias e mercados municipais, e abri-las apenas no momento do uso. Para preservar o aroma e suas propriedades. As sementes devem ser retiradas com cuidado e, de preferência, torradas em uma frigideira ou forno. Pode ser usado em pratos doces e salgados.
Texto baseado em dica de saúde
Uma boa semana a todos 
Beijinhos nutritivos


Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA PRÁTICO PARA O EXERCÍCIO DA NUTRIÇÃO EM PORTUGAL - 7 EDIÇÃO (Público na Web)

Frieiras e Queimaduras pelo Frio